Topo

Governo montenegrino cai após moção de desconfiança no Parlamento

19/08/2022 21h39

O Parlamento de Montenegro aprovou neste sábado (20) uma moção de desconfiança, o que abre caminho para a queda do atual governo e o início de uma nova fase de turbulência política no pequeno país adriático.

A medida foi aprovada com 50 votos a favor e apenas um contra, enquanto os outros 30 parlamentares boicotaram a votação.

"Precisamos de eleições e de um governo estável", declarou o parlamentar Danijel Zivkovic, que apresentou a moção de censura.

A votação ocorreu meses depois que outra moção de desconfiança derrubou o governo de coalizão anterior.

Montenegro vive um clima de turbulência política há semanas depois que o governo assinou um controverso acordo com a Igreja Ortodoxa Sérvia (IOS).

O acordo abrange uma série de questões, incluindo uma estrutura regulatória para centenas de propriedades do IOS, como igrejas e mosteiros.

O primeiro-ministro Dritan Abazovic elogiou o acordo, dizendo esperar que ajude a aliviar as tensões entre grupos opostos dentro do país, especialmente partidos pró-Sérvia e pró-Ocidente.

O presidente Milo Djukanovic é um oponente ferrenho da IOS e é acusado de querer nacionalizar as propriedades da igreja.

Djukanovic, um oponente do primeiro-ministro, usou o acordo para desestabilizar o governo e pressionar por eleições antecipadas.

As questões religiosas têm sido um foco constante de conflito em Montenegro, cujos governos caíram no passado por questões envolvendo a IOS.

O pequeno país do Adriático tem sido atormentado por disputas de identidade. No ano passado, manifestantes que se autodenominavam "patriotas montenegrinos" tentaram impedir a ascensão ao poder de um novo líder da IOS em Montenegro.

O país se separou da Sérvia em 2006, mas um terço de seus 620.000 habitantes se identifica como sérvio e alguns não acreditam que Montenegro deva ser uma entidade separada.

A IOS é majoritária no país, embora seus oponentes a acusem de servir aos interesses da vizinha Sérvia.

str-ds/mas/am

© Agence France-Presse