Topo

Cazaquistão realizará eleição presidencial em 20 de novembro

21/09/2022 09h16

O Cazaquistão realizará uma eleição presidencial em 20 de novembro com a ambição de abrir um ciclo de redefinição do sistema político, segundo um decreto publicado nesta quarta-feira (21) pela Presidência.

"As eleições antecipadas ocorrerão em 20 de novembro de 2022", diz o decreto assinado pelo presidente cazaque Kasym-Jomart Tokayev. 

Em 1º de setembro, Tokayev, no poder desde junho de 2019, propôs organizar uma eleição presidencial "neste outono" neste país rico em hidrocarbonetos e aliado da Rússia.

Em uma mensagem escrita aos cazaques, o presidente indicou nesta quarta-feira que "essas eleições lançam um ciclo eleitoral que levará a uma redefinição radical de todo o sistema político". 

"Este se tornou um ano de transformação global e renovação autêntica" para o Cazaquistão, congratulou-se o líder, apesar dos tumultos sangrentos que eclodiram em janeiro após manifestações contra o aumento dos preços dos combustíveis. Os incidentes resultaram em mais de 230 mortes.

No sábado, Tokayev assinou uma lei que dá à capital do país seu antigo nome de Astana, uma ruptura com a herança do ex-presidente Nursultan Nazarbayev, cujo nome inspirou a cidade a se chamar Nur-Sultan em 2019, após quase 30 anos no poder. 

O líder cazaque também instituiu uma redução do mandato presidencial para sete anos não renováveis, em vez de cinco anos renováveis duas vezes seguidas

bur/lch/avl/mb/aa

© Agence France-Presse