Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ministro da Rússia rebate na ONU acusações sobre guerra na Ucrânia: 'Encobrindo crimes de Kiev'

Sergei Lavrov fala à BBC - BBC
Sergei Lavrov fala à BBC Imagem: BBC

22/09/2022 13h27Atualizada em 22/09/2022 13h41

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, rejeitou nesta quinta-feira (22) no Conselho de Segurança da ONU as acusações ocidentais sobre os abusos cometidos na Ucrânia e pediu punição ao governo de Kiev.

"Os Estados Unidos e seus aliados, com o conluio de organizações internacionais de direitos humanos, estão encobrindo os crimes do regime de Kiev", acusou Lavrov em resposta a relatos de abusos por parte das forças militares russas.

"Kiev deve sua impunidade a seus parceiros ocidentais", disse o ministro russo diante de seus homólogos, incluindo o ucraniano Dmytro Kuleba, nesta reunião especial do Conselho de Segurança dedicada à situação na Ucrânia.

O ministro aproveitou a tribuna para lançar uma diatribe contra o "Estado totalitário nazista" de Kiev e a impunidade da Ucrânia por seus atos desde 2014.

Lavrov, que não falou em público fora da Assembleia Geral da ONU, também rejeitou categoricamente o trabalho do Tribunal Penal Internacional, no qual a Rússia, disse ele, "não tem a menor confiança".

A decisão de lançar a operação militar especial, como Moscou a chama, foi "inevitável", concluiu.