Topo

Reino Unido suspende moratória do fraturamento hidráulico

22/09/2022 05h20

O governo britânico revogou nesta quinta-feira a moratória ao 'fracking' (fraturamento hidráulico) no país, um método muito controverso de extração de gás e petróleo que foi suspenso em 2019 pelo governo conservador da época devido aos riscos acarretados.

"Para reforçar a segurança energética do Reino Unido, o governo britânico revogou hoje (quinta-feira, 22) a moratória à produção de gás de xisto na Inglaterra", afirma um comunicado.

O governo da nova primeira-ministra Liz Truss (também conservadora) afirmou que as futuras solicitações de autorização de perfuração serão examinadas de acordo com as "necessidades nacionais e mundiais de gás" e apenas onde "existir apoio a nível local".

Os defensores do meio ambiente afirmam que o "fracking" provoca terremotos e também representa riscos de poluição. Além disso, eles afirmam que o impacto no abastecimento energético global é mínimo.

Um relatório científico sobre a extração de gás de xisto encomendado pelo governo este ano e publicado nesta quinta-feira reconhece que atualmente há "uma compreensão limitada da geologia britânica e dos recursos de xisto terrestre", indicou o governo.

"Atualmente, apenas três poços de teste de fraturamento hidráulico foram realizados no Reino Unido", explicou o Executivo. A revogação da moratória "permitirá obter dados adicionais, uma compreensão melhor dos recursos de gás de xisto (do país) e saber como podemos extraí-lo com total segurança".

ode/rhl/jvb/zm/fp

© Agence France-Presse