Topo

Dinamarca relata a presença de drones perto de campos de gás no Mar do Norte

04/10/2022 13h41

Após a suposta sabotagem dos gasodutos Nordstream no Mar Báltico, a polícia dinamarquesa anunciou nesta terça-feira (4) que recebeu relatos de voos não autorizados de drones perto de campos de gás no Mar do Norte. 

"Tivemos relatos de drones no Mar do Norte no fim de semana", disse um porta-voz da polícia à AFP. 

De acordo com a publicação especializada Danish Offshore Industry, os drones foram vistos perto do campo de gás Roar, operado pelo grupo francês TotalEnergies, a mais de 200 quilômetros da costa no oeste da Dinamarca.

Esta é a segunda vez em uma semana que tais incidentes são relatados. 

Na quinta-feira, o jornal Ekstra Bladet noticiou atividade "não autorizada" de drones sobre o campo Halfdan B, também operado pela gigante francesa. 

Após a suposta sabotagem dos gasodutos que ligam a Rússia à Alemanha na zona econômica exclusiva da Dinamarca, o país reforçou a segurança em torno de sua infraestrutura energética.

A vizinha Noruega, agora a maior fornecedora de gás da Europa, seguiu o exemplo por temer que suas instalações petrolíferas fossem atacadas. 

As autoridades norueguesas decidiram reforçar a segurança no setor devido à crescente presença de drones perto de instalações petrolíferas.

cbw/pc/mb/aa

© Agence France-Presse