Topo

Ministro da Justiça francês rejeita renunciar após pedido de julgamento por conflito de interesses

04/10/2022 07h31

O ministro da Justiça francês, Éric Dupond-Moretti, rejeitou nesta terça-feira (4) renunciar depois que a Justiça pediu um julgamento por conflito de interesses, apesar das críticas por sua continuidade no governo do liberal Emmanuel Macron.

Dupond-Moretti assegurou que a sua renúncia não estava "na ordem do dia", uma vez que recorreu da decisão do Tribunal de Justiça da República (TJR) e vai levantar "uma série de elementos jurídicos". 

"E se eles tiverem que me julgar, direi o que tenho a dizer, sou um cidadão como qualquer outro perante a Justiça", acrescentou Dupond-Moretti durante uma viagem a Paris, um dia após o anúncio da decisão judicial. 

O TJR, competente na França para investigar crimes cometidos por membros do governo, pediu na segunda-feira a abertura de um julgamento, embora a decisão permaneça suspensa até que o Tribunal de Cassação decida.

Dupond-Moretti é suspeito de ter se aproveitado do cargo de ministro, que ocupa desde 2020, para acertar contas com magistrados com quem teve divergências quando era um renomado advogado criminalista, o que ele nega.

abb-tjc/zm/aa

© Agence France-Presse