Topo

Princesa Martha Louise da Noruega renuncia a suas funções oficiais

08/11/2022 14h57

"Concordamos em não concordar", disse o rei Haroldo V da Noruega na terça-feira (08), após comunicar a desistência da princesa Martha Louise com seus deveres reais. A princesa da Noruega deseja se concentrar em seu negócio de medicina alternativa com seu noivo, um controverso xamã.

O relacionamento da princesa de 51 anos com Durek Verrett, um popular guru espiritual de Hollywood, causou alvoroço na Noruega depois que o homem, "um xamã de sexta geração", sugeriu em seu livro "Spirit Hacking" que o câncer era uma opção.

Verrett também vende um medalhão chamado "Spirit Optimizer" (otimizador de espírito) em seu site. Segundo ele, o artefato ajudou-o a superar a covid-19.

Uma pesquisa feita em setembro indicou que 17% dos noruegueses têm, atualmente, uma opinião pior sobre a família real, geralmente bastante popular, e quase todos os que mudaram de opinião sobre o assunto citaram a princesa e o xamã.

"A princesa [...] renuncia seu papel na realeza [...] e não representará a Casa Real a partir de agora", disse o Palácio em um comunicado.

Martha Louise, que afirma poder falar com anjos, renunciou ao título de "Alteza Real" em 2002 e prometeu em 2019 não usar seu status de princesa para fins comerciais.

O casal aceitou abandonar qualquer associação com a família real em suas redes sociais, no conteúdo para meios de comunicação e em suas atividades lucrativas.

- A importância da espiritualidade -

"Pretende-se traçar uma linha divisória que separe mais claramente a atividade comercial (da princesa) da Casa Real da Noruega", continua o Palácio no comunicado.

O comunicado também indica que a família real tem "grande confiança no serviço de saúde norueguês e nas autoridades sanitárias norueguesas", e salienta a importância do "conhecimento médico estabelecido e da pesquisa científica".

Martha Louise afirmou estar "consciente da importância do conhecimento baseado na pesquisa".

"No entanto, também acredito que existem componentes de uma boa vida e forte saúde física e mental que podem não ser tão facilmente resumidos em um relatório de pesquisa", destaca a princesa.

"Espiritualidade, intimidade com outras pessoas e animais, ioga e meditação" podem ser complementos importantes, assim como "uma mão quente, uma agulha de acupuntura e um cristal", indicou.

Ela disse que considerava importante "distinguir entre minha personalidade privada, por um lado, e como membro da família real, por outro", e esperava que suas opiniões pessoais fossem tratadas como suas "sem que os outros tenham que responder por elas".

O rei, por sua vez, disse que achava Verrett, quem descreveu como "uma pessoa legal e muito divertida", agora entendia melhor o papel da monarquia na Noruega. 

po/mab/mb/ms

© Agence France-Presse