Topo

Esse conteúdo é antigo

Banco Central e Tesouro dos EUA celebram compra do Credit Suisse pelo UBS

Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA - Getty Images
Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA Imagem: Getty Images

19/03/2023 18h10

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, e o presidente do Federal Reserve (Fed, Banco Central dos EUA), Jerome Powell, celebraram neste domingo (19) a compra do banco Credit Suisse pelo maior banco suíço, o UBS.

"Estamos satisfeitos com os anúncios feitos hoje pelas autoridades suíças para apoiar a estabilidade financeira", disseram as autoridades em comunicado conjunto.

As duas instituições também indicaram que estiveram em "estreito contato" com seus pares internacionais para "apoiar a concretização" da operação.

Após a repentina falência do banco americano Silicon Valley Bank (SVB), o setor bancário encerrou uma semana obscura nos mercados.

As preocupações se concentraram inicialmente nos casos do Credit Suisse e do First Republic, um banco sediado em San Francisco. Sua avaliação na bolsa diminuiu em mais de 25% e 80%, respectivamente, na última semana.

Yellen e Powell também enfatizaram que "o sistema bancário americano é sólido em termos de capitalização e liquidez e o sistema financeiro americano é resistente".