Mais de 100 prisioneiros iemenitas são libertados após troca de centenas de detidos
Mais de 100 prisioneiros de guerra viajaram nesta segunda-feira (17) da Arábia Saudita para o Iêmen, após a troca de 869 detidos neste fim de semana em uma operação que relançou as esperanças de paz no país, anunciou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
Dois voos do CICV, com 48 prisioneiros cada, partiram para Sanaa, a capital do Iêmen nas mãos dos rebeldes houthis desde 2014, e outros oito detidos voaram para Aden, a grande cidade do sul onde fica a sede do governo do Iêmen, em um terceiro avião.
Esta operação "unilateral" é independente da troca de prisioneiros realizada entre sexta e domingo, disse à AFP a porta-voz do CICV, Jessica Moussan.
"Saudamos esta iniciativa e estamos felizes que considerações humanitárias estejam sendo levadas em conta com o objetivo de reunir as famílias", disse ela.
A troca de detidos ocorreu como parte de um acordo concluído em março na Suíça entre o governo do Iêmen, apoiado por uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita, e os rebeldes houthis, apoiados pelo Irã.
Esta é a troca mais importante desde a libertação de mais de mil presos em outubro de 2020 e e abre as portas para uma possível resolução pacífica de um conflito que mergulhou o Iêmen em uma profunda crise humanitária.
A guerra deixou centenas de milhares de mortos e milhões de deslocados, além de epidemias, falta de água potável e fome aguda, segundo a ONU.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.