Topo

Biden voltará a receber premiê italiana na Casa Branca

23/02/2024 15h00

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, receberá a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, na próxima semana em Washington, para abordar uma agenda robusta, anunciou a Casa Branca nesta sexta-feira (23). 

O presidente democrata e a primeira-ministra de extrema direita falarão em particular, na sexta-feira (1º de março), sobre "seu compromisso de continuar apoiando a Ucrânia", a situação no Oriente Médio, China e o G7, atualmente sob presidência italiana, disse o Executivo americano em um comunicado de imprensa. 

Relacionadas

Biden já havia recebido Meloni em julho do ano passado em um encontro classificado como caloroso.

No entanto, no outono boreal de 2022, o democrata de 81 anos se mostrou publicamente preocupado com a chegada ao poder do partido de extrema direita de Meloni, Irmãos da Itália. 

No entanto, Roma demonstrou ser um forte aliado no apoio à Ucrânia, apesar da presença dentro do governo italiano de figuras como o soberanista Matteo Salvini, criticado por seus vínculos com o partido do presidente russo, Vladimir Putin. 

Os Estados Unidos pretendem também evitar que a Itália se aproxime muito da China. A reunião da próxima sexta-feira em Washington deve se concentrar, entre outras coisas, na necessidade de uma "estreita coordenação transatlântica em relação à China", segundo a Casa Branca. 

A Itália se retirou, em dezembro, do controverso acordo com a China sobre a Nova Rota da Seda, quatro anos depois de sua adesão, o que desagradou Pequim.

aue/ube/dg/atm/aa/mvv

© Agence France-Presse

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Biden voltará a receber premiê italiana na Casa Branca - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias