Espanha elimina IVA sobre o azeite devido ao aumento dos preços

O governo espanhol decidiu eliminar o IVA sobre o azeite, cujo preço disparou nos últimos anos devido a colheitas fracas em meio a uma seca intensa, informou o Ministério da Fazenda à AFP nesta sexta-feira (21). 

O governo de esquerda de Pedro Sánchez levará o IVA do azeite "a 0%" a partir de julho, integrando-o "permanentemente" no "grupo dos produtos essenciais", explicou o ministério. 

"É uma ótima notícia", comemorou a porta-voz do governo, Pilar Alegría, em entrevista à rede de televisão Antena 3. 

Além de "aliviar (...) o bolso dos espanhóis", a eliminação do IVA do azeite permitirá "apoiar o setor oleícola (...) e continuar incentivando o consumo de um produto tão importante para o nosso país", acrescentou.

Esta medida, que será adotada na terça-feira durante o conselho de ministros, permitirá ao azeite se beneficiar "de forma estrutural" do IVA "super-reduzido" que é aplicado aos produtos essenciais, especificou o Ministério da Fazenda.

Estes bens, como pão, frutas e legumes, se beneficiam normalmente de uma taxa de IVA de 4% na Espanha. Mas em períodos de forte inflação, como o atual, a taxa pode ser reduzida para 0%. 

vab/rs/avl/aa/fp

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes