Topo

Flavio Briatore volta à F1 como conselheiro da Alpine

21/06/2024 08h19

O italiano Flavio Briatore, ex-chefe das equipes Benetton e Renault nas décadas de 1990 e 2000, está de volta à Fórmula 1 como "conselheiro executivo" da Alpine, anunciou nesta sexta-feira (21) a escuderia francesa, que faz um início de temporada decepcionante. 

"A Alpine F1 Team confirma que Flavio Briatore foi nomeado por Luca de Meo, PDG (presidente-geral), conselheiro executivo da divisão de Fórmula 1", anunciou o construtor em um comunicado às vésperas do Grande Prêmio da Espanha. 

Relacionadas

"Briatore vai se concentrar principalmente nas atividades de alto nível da equipe, especialmente na procura de talentos de ponta e na análise do mercado de pilotos, no questionamento do projeto existente após a avaliação da estrutura atual e no aconselhamento sobre determinadas questões estratégicas no âmbito dos esportes", disse a Alpine. 

Briatore, de 74 anos, regressa assim à Fórmula 1 após 15 anos afastado da principal competição do automobilismo. 

O italiano foi durante mais de duas décadas um dos homens fortes da Fórmula 1, destaque nos dois títulos mundiais conquistados por Michael Schumacher na Benetton (1994 e 1995) e no bicampeonato de Fernando Alonso pela Renault, em 2005 e 2006. 

O escândalo que ficou conhecido como 'crashgate' causou sua saída da Fórmula 1 no final de 2009.

No Grande Prêmio de Singapura de 2008, o brasileiro Nelsinho Piquet sofreu um acidente que permitiu ao seu companheiro de equipe Alonso vencer a corrida. 

Briatore foi acusado de ter orquestrado um plano para que Piquet causasse deliberadamente o acidente, sem o envolvimento de Alonso. 

Por esta razão, o italiano foi demitido pela Renault e banido para sempre pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), embora a justiça francesa tenha posteriormente dado razão a Briatore, considerando esta decisão irregular. 

A situação tensa na Alpine fez com que a equipe francesa apostasse em tirar Briatore da aposentadoria. 

A Alpine conquistou apenas cinco pontos nas primeiras nove corridas da temporada e a má relação entre os seus dois pilotos, os franceses Pierre Gasly e Esteban Ocon, levou a escuderia a anunciar em Mônaco que este segundo piloto deixará a equipe no final da temporada.

nb/bnl/mcd/avl/aam/aa

© Agence France-Presse

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Flavio Briatore volta à F1 como conselheiro da Alpine - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias