Conteúdo publicado há 19 dias

Parasitas são encontrados em balões de lixo norte-coreanos, segundo Seul

As autoridades sul-coreanas informaram nesta segunda-feira (24) que parasitas de excrementos humanos foram encontrados em balões de lixo enviados da Coreia do Norte nas últimas semanas.

Uma análise do conteúdo de cerca de 70 balões revelou que eles continham terra na qual foram detectados "numerosos parasitas, como lombrigas, tricurídeos e vermes", informou o Ministério da Unificação sul-coreano em um comunicado.

Esses vermes parasitas provavelmente vieram de matéria fecal humana usada na terra em vez de fertilizantes químicos, acrescentou.

"Não há risco de contaminação do solo (ou) de doenças infecciosas" por parte dos balões, uma vez que o volume de terra enviada foi relativamente pequeno, disse o ministério.

Pedaços de roupas usadas e em péssimo estado também foram encontrados nos balões.

Nas últimas semanas, a Coreia do Norte enviou ao Sul mais de mil balões com sacos cheios de lixo, como pontas de cigarro, papel higiênico ou excrementos de animais.

Pyongyang afirma que é uma resposta aos ativistas sul-coreanos que enviam propaganda, como pendrives ou folhetos, contra o regime norte-coreano.

As relações entre as duas Coreias atravessam um dos períodos mais difíceis dos últimos anos.

A Coreia do Sul anunciou, em 9 de junho, a retomada das suas campanhas de propaganda em endereços públicos ao longo da fronteira, que remontam à Guerra da Coreia (1950-53). A Coreia do Norte também recorreu a esta prática desde a década de 1960.

Deixe seu comentário

Só para assinantes