Ucrânia ativa defesa antiaérea para repelir ataque russo contra Kiev
A capital ucraniana, Kiev, e seus arredores foram alvejados por vários mísseis e drones russos na noite desta segunda-feira (5), o que levou as autoridades a mobilizarem as defesas antiaéreas, relataram funcionários.
Várias explosões foram ouvidas pouco depois das 23h locais (17h de Brasília) e mais tarde um rastro de luz pôde ser visto no céu, aparentemente deixado por um míssil de defesa antiaérea.
Relacionadas
"O inimigo lançou um ataque com mísseis em direção a Kiev e seus arredores", declarou Sergei Popko, chefe da administração militar da cidade, pelo Telegram.
"Forças e equipamentos de defesa antiaérea operaram na capital e nos arredores da cidade. Segundo informações preliminares, os mísseis inimigos foram interceptados", acrescentou, observando que "até o momento não há relatos de danos ou vítimas em Kiev".
Repórteres da AFP ouviram explosões intensas no centro e no leste da capital ucraniana.
O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, mencionou que as defesas aéreas estavam em operação para interceptar drones na região da cidade.
A capital ucraniana tem sofrido vários ataques aéreos intensos nas últimas semanas, incluindo um com mísseis russos que destruiu parte de um hospital infantil em julho.
A Rússia lançou 89 drones contra a Ucrânia na quarta-feira passada, dos quais mais de 40 foram abatidos sobre Kiev e seus arredores.