Veículo humanitário da ONU é atingido por disparos israelenses em Gaza
Um veículo da ONU que fazia parte de um comboio humanitário coordenado com as autoridades israelenses foi atingido por disparos feitos por Israel na terça-feira em Gaza, mas ninguém morreu, anunciou um porta-voz das Nações Unidas nesta quarta (28).
"Ontem à noite, um veículo humanitário da ONU que estava claramente identificado e fazia parte de um comboio totalmente coordenado (com as forças armadas de Israel) foi atingido dez vezes por disparos israelenses", disse Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral, indicando que dois dos passageiros foram salvos graças à blindagem.
Relacionadas
Este evento "é o último que põe em manifesto que os sistemas estabelecidos para a coordenação não funcionam", insistiu. "Continuamos trabalhando (com as Forças Armadas israelenses) para garantir que este tipo de incidentes não se repita".
"Não temos forma de avaliar o estado de ânimo de quem atira em nós", mas "sabemos que a movimentação deste comboio estava coordenada com as autoridades israelenses", assinalou, ao ser consultado se os disparos foram ou não intencionais. "Se a informação não foi transmitida, se foi deliberado ou se houve alguma outra razão são explicações que gostaríamos de ter".
Esta não é a primeira vez que um comboio da ONU é alvo de disparos desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, provocada pelo ataque sem precedentes do movimento islamista palestino de 7 de outubro em território israelense.
Em maio, um funcionário da ONU de nacionalidade indiana morreu quando seu veículo foi atingido por disparos.
abd/cha/nn/mar/aa/mvv
© Agence France-Presse