Crise no Haiti: ONU pede às partes que 'superem suas diferenças'
O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu nesta segunda-feira (11) aos atores políticos do Haiti que "superem suas diferenças" e "trabalhem juntos" enquanto um novo primeiro-ministro toma posse de seu cargo, disse o seu porta-voz.
"À luz dos últimos acontecimentos, o secretário-geral pede a todos os atores haitianos que trabalhem juntos de forma construtiva para fazer avançar a transição política", disse Stéphane Dujarric.
"Para isso é fundamental superar suas diferenças e colocar o país em primeiro lugar", insistiu.
Após semanas de conflito em torno dos nomes que ocupariam alguns ministérios, o Conselho Presidencial de Transição decidiu destituir o primeiro-ministro Garry Conille, nomeado em junho em uma tentativa de estabilizar o país, que não deixa de estar mergulhado no caos, devido, sobretudo, à violência das gangues. Ele será substituído pelo empresário Alix Didier Fils-Aimé.
Consultado especificamente sobre a destituição de Conille, Dujarric assinalou que não corresponde à ONU "eleger quem é o primeiro-ministro do Haiti", mas que "o importante é que os dirigentes políticos do Haiti priorizem os interesses do Haiti".
abd/ev/db/nn/rpr/yr
© Agence France-Presse
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.