Terremoto de 7,3 graus destrói prédios e derruba pontes em Vanuatu
Um forte terremoto sacudiu, nesta terça-feira (17), o pequeno país insular de Vanuatu e destruiu sedes de embaixadas na capital Port Vila, onde uma testemunha afirmou à AFP que viu corpos nas ruas.
O tremor de 7,3 graus de magnitude foi registrado às 12H47 (22H47 de Brasília, segunda-feira) a uma profundidade de 57 quilômetros, a 30 quilômetros da costa de Efate, a ilha principal de Vanuatu, informou o Centro Geológico dos Estados Unidos.
Pouco depois, foi sentido um tremor secundário de magnitude 5,5, seguido por uma sequência de tremores menores que abalaram o arquipélago de 320 mil habitantes.
O prédio onde ficam as embaixadas dos Estados Unidos, França, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia ficou seriamente danificado, segundo imagens da AFPTV.
Os funcionários das embaixadas americana e francesa estão seguros, afirmaram os dois países, e a missão dos EUA fechou sua sede até novo aviso. A França disse que sua missão ficou "destruída".
"Há pessoas nos edifícios da cidade. Havia cadáveres no local quando passei", afirmou Michael Thompson, morador da cidade que publicou imagens dos danos nas redes sociais.
Um deslizamento de terra soterrou um ônibus, disse Thompson, que mencionou a possibilidade de mais vítimas.
O terremoto também derrubou ao menos duas pontes e outro edifício.
Vídeos publicados por Thompson e verificados pela AFP mostram as equipes de resgate trabalhando em um edifício que desabou parcialmente sobre veículos estacionados.
"Já não existe"
O piso de entrada do edifício diplomático "já não existe", disse este empresário do turismo de aventura em Vanuatu.
"Se alguém estava lá naquele momento, não sobrou nada", disse Thompson.
Alguns feridos foram transportados em caminhões para um hospital em Port Vila, onde outros estavam deitados em macas ou sentados em cadeiras de plástico com os braços e a cabeça enfaixados, segundo imagens da televisão estatal VBTC.
O terremoto desativou a maior parte das redes de telefonia móvel da ilha do Pacífico, segundo Thompson.
Pouco após o terremoto, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um alerta devido à possibilidade de ondas de até um metro na costa de Vanuatu, mas o aviso foi cancelado pouco depois.
Os terremotos são comuns neste arquipélago de baixa altitude, com quase 320.000 habitantes. O país está localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica.
Vanuatu é um dos países mais expostos a desastres naturais como terremotos, tempestades, inundações ou tsunamis, segundo o relatório 'World Risk Report'