Porto Rico restabelece quase totalmente serviço de eletricidade após apagão
O serviço de energia elétrica foi restabelecido quase totalmente nesta quarta-feira (1º) em Porto Rico, após um apagão generalizado que afetou a ilha na véspera de Ano Novo.
Cerca de 1,44 milhão de clientes, o equivalente a cerca de 98,3% dos afetados, voltaram a ter eletricidade nesta quarta, segundo um relatório divulgado às 13h (horário de Brasília).
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A empresa LUMA Energy, que administra a distribuição de energia nesse Estado livre associado dos Estados Unidos, indicou que o apagão começou na terça-feira às 05h30 locais e afetou 1,5 milhão de clientes.
Investigações preliminares apontam uma falha em um cabo subterrâneo como a causa da queda de energia.
Na manhã de terça-feira, os prédios ficaram escuros e os semáforos pararam de funcionar.
José Pérez, diretor de relações externas da LUMA Energy, disse à AFP que a falha "causou um efeito cascata" que levou ao apagão geral.
Nesta quarta-feira, o serviço elétrico já havia sido restabelecido nos dois principais aeroportos de San Juan, assim como em instalações de água potável e em pelo menos 31 hospitais.
No entanto, Pérez alertou que ainda podem ocorrer apagões em algumas áreas enquanto as usinas de geração de energia atingem seu nível ideal de operação.
A interrupção ocorreu durante a alta temporada turística de Porto Rico e algumas horas antes das celebrações da véspera de Ano Novo.
Sob controle dos EUA desde 1898, Porto Rico enfrenta constantes problemas de infraestrutura, agravados pelo devastador furacão Maria em 2017.
A rede elétrica tem sofrido cortes frequentes desde que o ciclone de categoria 4 a devastou.
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