Topo

Porto Rico restabelece quase totalmente serviço de eletricidade após apagão

01/01/2025 09h41

O serviço de energia elétrica foi restabelecido quase totalmente nesta quarta-feira (1º) em Porto Rico, após um apagão generalizado que afetou a ilha na véspera de Ano Novo. 

Cerca de 1,44 milhão de clientes, o equivalente a cerca de 98,3%  dos afetados, voltaram a ter eletricidade nesta quarta, segundo um relatório divulgado às 13h (horário de Brasília).

Relacionadas

A empresa LUMA Energy, que administra a distribuição de energia nesse Estado livre associado dos Estados Unidos, indicou que o apagão começou na terça-feira às 05h30 locais e afetou 1,5 milhão de clientes.

Investigações preliminares apontam uma falha em um cabo subterrâneo como a causa da queda de energia. 

Na manhã de terça-feira, os prédios ficaram escuros e os semáforos pararam de funcionar. 

José Pérez, diretor de relações externas da LUMA Energy, disse à AFP que a falha "causou um efeito cascata" que levou ao apagão geral.

Nesta quarta-feira, o serviço elétrico já havia sido restabelecido nos dois principais aeroportos de San Juan, assim como em instalações de água potável e em pelo menos 31 hospitais.

No entanto, Pérez alertou que ainda podem ocorrer apagões em algumas áreas enquanto as usinas de geração de energia atingem seu nível ideal de operação.

A interrupção ocorreu durante a alta temporada turística de Porto Rico e algumas horas antes das celebrações da véspera de Ano Novo. 

Sob controle dos EUA desde 1898, Porto Rico enfrenta constantes problemas de infraestrutura, agravados pelo devastador furacão Maria em 2017. 

A rede elétrica tem sofrido cortes frequentes desde que o ciclone de categoria 4 a devastou.

str-bys/aha/pc/cjc/arm/nn/dg/aa/jb/ic

© Agence France-Presse

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Porto Rico restabelece quase totalmente serviço de eletricidade após apagão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias