Exército israelense afirma que dois 'projéteis' foram disparados do norte de Gaza
O Exército israelense afirmou, nesta sexta-feira (3), que dois "projéteis" foram disparados em direção a Israel a partir do norte de Gaza, onde trava uma guerra há mais de um ano com o movimento islamista palestino Hamas.
"Dois projéteis penetraram em território israelense a partir do norte da Faixa de Gaza. Um deles caiu perto do kibutz de Nir Am e o segundo em uma área não habitada. Não foi reportado nenhum ferido", indicou em um comunicado.
Relacionadas
Desde a semana passada, Israel tem anunciado regularmente que é alvo de disparos de foguetes vindos do norte do território palestino sitiado.
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, ameaçou na quarta-feira intensificar os ataques na Faixa de Gaza se o Hamas continuar a atacar Israel.
"Se o Hamas não libertar os reféns israelenses mantidos em Gaza em breve (...) e continuar disparando contra a população israelense, ele se expõe a ataques de uma intensidade que Gaza não vê há algum tempo", disse ele.
O Exército israelense intensificou sua ofensiva terrestre e aérea no norte de Gaza a partir de 6 de outubro, dizendo que queria impedir que os combatentes do Hamas se reagrupassem na área.
A guerra entre Israel e o Hamas foi desencadeada pelo ataque do grupo islamista em 7 de outubro de 2023 no sul de Israel, que matou 1.208 pessoas, a maioria civis, de acordo com uma contagem baseada em dados oficiais.
A campanha de retaliação israelense em Gaza matou mais de 45.500 palestinos, de acordo com dados do Ministério da Saúde do território governado pelo Hamas, que a ONU considera confiáveis.
jd-sdu/bfi/hgs/meb/dd/aa
© Agence France-Presse