México prende líder criminoso procurado pelos EUA
Autoridades mexicanas prenderam o líder de uma organização criminosa que age na fronteira com os Estados Unidos, procurado por aquele país, anunciou nesta sexta-feira (14) a Secretaria de Segurança.
A imprensa local identificou o detido como Humberto Rivera, conhecido como El Chato, El Don ou El Viejón, líder do grupo criminoso Gente Nova, que atua no estado de Chihuahua em associação com o Cartel de Sinaloa, apontado por Washington como sendo um dos maiores traficantes de fentanil.
Segundo a imprensa, a prisão ocorreu na noite de ontem, em Ciudad Juárez, quando Rivera dirigia um veículo em alta velocidade e foi parado por agentes de segurança. "Os agentes encontraram no interior do veículo pacotes contendo drogas sintéticas", informou a secretaria.
O Cartel de Sinaloa é uma das máfias que serão designadas como organização terrorista após um decreto do presidente americano, Donald Trump, indicou o jornal The New York Times. Os cartéis Jalisco Nova Geração, o do Nordeste, A Família Michoacana e os Cartéis Unidos seriam os outros grupos criminosos mexicanos catalogados como terroristas.
Trump exige que seus vizinhos México e Canadá detenham o tráfico de drogas e de imigrantes sem documentos para o seu território. O México concordou em enviar 10.000 soldados para a fronteira, e pediu que Washington detenha o fluxo de armas que alimenta os cartéis.
jla/ag/lb
© Agence France-Presse
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.