PSV elimina Juventus na prorrogação e avança às oitavas da Champions

O PSV Eindhoven se classificou para as oitavas de final da Liga dos Campeões com a vitória desta quarta-feira (19) sobre Juventus por 3 a 1, na prorrogação, depois de devolver no tempo normal a derrota por 2 a 1 sofrida no jogo de ida, em Turim.

Os playoffs da Champions foram um desastre para o futebol italiano: depois das eliminações de Milan e Atalanta na terça-feira, agora foi a vez da Juve se despedir do principal torneio europeu de clubes.

Na próxima fase, o PSV vai enfrentar Arsenal ou Inter de Milão, única equipe italiana que continua viva na Champions, entre as cinco que iniciaram a competição.

Além das três vítimas italianas da repescagem, o Bologna já havia sido eliminado no final da fase de liga, terminando apenas em 28º lugar entre os 36 participantes.

Sobre os ombros da Inter recai agora todo o peso da responsabilidade pelo sucesso do futebol italiano, que não conquista a 'Orelhuda' desde 2010. Naquele ano foi exatamente o time 'nerazzurro', comandado pelo técnico José Mourinho, quem se sagrou campeão.

A Juventus, bicampeã europeia (1985 e 1996) e sete vezes vice-campeã do torneio, não estará sequer entre as dezesseis melhores desta edição.

Na Serie A está em quarto lugar, 10 pontos atrás do líder Napoli, o que deixa o técnico Thiago Motta sob pressão.

"Não é verdade que o PSV queria mais a classificação do que nós. Depois do empate, eles pressionaram mais e foram superiores", admitiu Motta.

"Tentamos e simplesmente não conseguimos. O PSV mereceu avançar à próxima fase", se resignou o treinador ítalo-brasileiro.

Continua após a publicidade

No Philips Stadion, a Juventus entrou em curto-circuito apesar de ter entrado como favorita e com a pequena vantagem obtida no jogo de ida.

Apoiados por uma multidão barulhenta, os anfitriões começaram melhor, pressionando a defesa italiana e dominando a posse de bola.

Mas o primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0 sem que o PSV conseguisse transformar essa superioridade em gols.

No início do segundo tempo (53'), o veterano croata Ivan Perisic, combinando com maestria controle e chute após receber de Noa Lang, abriu o placar para os holandeses.

O americano Timothy Weah recolocou a Juve como virtualmente classificada ao empatar dez minutos depois (63'), mas Ismael Saibari, após receber um passe de Perisic, fez 2 a 1 aos 74 minutos e levou a partida para a prorrogação.

Foi aí que o zagueiro Ryan Flamingo marcou o gol decisivo aos 98 minutos, para recompensar os ataques constantes do PSV, que acreditou mais nas suas possibilidades. 

Continua após a publicidade

"Tudo nesta noite foi maravilhoso. Uma noite inesquecível para nós", disse Flamingo, entusiasmado após a partida.

Com esse resultado o futebol holandês terá duas equipes nas oitavas de final, depois de o Feyenoord ter eliminado outro tradicionalíssimo clube italiano, o Milan, na terça-feira.

lle/dr/iga/cb/aam

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.