Reino Unido convoca embaixador russo e revoga credencial de diplomata desse país

O governo britânico anunciou, nesta quarta-feira (12), que convocou o embaixador russo e revogou a credencial de um de seus diplomatas e do companheiro de outra, em resposta a uma medida similar desse país, denunciando uma "campanha de assédio".

"Está claro que a Rússia busca ativamente empurrar a embaixada britânica em Moscou em direção ao fechamento, sem nenhuma consideração com a perigosa escalada que resultaria", escreveu o Ministério das Relações Exteriores britânico em um comunicado. 

O texto denuncia como "completamente falsas" as acusações de espionagem feitas pela Rússia na segunda-feira contra dois britânicos que receberam a ordem de deixar Moscou "no prazo de duas semanas". 

O Serviço de Segurança Russo (FSB) anunciou, na segunda-feira, a revogação da credencial de dois britânicos, o segundo secretário da embaixada e o esposo da primeira secretária, instando-os a deixar o país "em um prazo de duas semanas" por espionagem. 

O FSB disse que "descobriu indícios de que estavam realizando trabalhos subversivos e de inteligência que ameaçam a segurança" da Rússia.

O Reino Unido é um dos principais apoios militares e diplomáticos da Ucrânia, no conflito que mantém com a Rússia há três anos, fornecendo mísseis Storm Shadow ao governo de Volodimir Zelensky . 

adm-psr/mb/dd/aa

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.