Dezenas de corpos são exumados do hospital Al Shifa em Gaza

A Defesa Civil palestina anunciou que exumou 48 corpos nesta quinta-feira (13) do hospital Al Shifa na Cidade de Gaza, um dos principais centros médicos do território devastado por mais de 15 meses de combates entre o Hamas e Israel. 

Os serviços de resgate entregaram 38 corpos identificados por suas famílias, que os enterraram em cemitérios próximos, disse o porta-voz da agência, Mahmud Basal, à AFP. 

"Os outros dez corpos foram transferidos para o Departamento de Medicina Legal do Ministério da Saúde para identificação", afirmou. 

Segundo o porta-voz, cerca de 160 corpos permanecem enterrados no complexo hospitalar, e as operações de exumação continuarão por vários dias. 

Eles foram enterrados por equipes médicas e civis quando as operações do exército israelense impediram que os serviços de resgate os transportassem para os cemitérios. 

Uma frágil trégua entre Israel e o Hamas entrou em vigor em 19 de janeiro, após mais de 15 meses de guerra, desencadeada pelo ataque do movimento islamista palestino ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023. 

Em novembro de 2023, o Exército israelense lançou uma grande operação contra o hospital Al Shifa, acusando combatentes do Hamas de usá-lo como quartel-general militar, se misturar com civis e manter alguns reféns sequestrados no ataque de 7 de outubro, uma acusação refutada pelo movimento palestino.

bur-az-jd/cyj/anr/eg/meb/aa

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.