Juiz federal ordena readmitir funcionários demitidos nos EUA

Um juiz dos Estados Unidos ordenou, nesta quinta-feira (13), que seis agências federais readmitam em seus postos centenas de funcionários que foram demitidos no marco de um plano do presidente Donald Trump para encolher o Estado.

O juiz William Alsup considerou que justificar as demissões maciças por "pobre desempenho" é "uma maneira para evadir os procedimentos", reportou o The New York Times.

Alsup, em resposta a uma demanda apresentada por sindicatos de trabalhadores, ordenou os departamentos do Tesouro, Assuntos de Veteranos, Agricultura, Defesa, Energia e Interior a readmitir todos os despedidos.

"É um dia triste quando nosso governo despede algum bom empregado e diz que se baseou no rendimento quando sabem bem que isso é mentira", afirmou o juiz em uma audiência no Tribunal do Distrito de São Francisco.

Desde que voltou à Casa Branca em janeiro, Trump tomou uma série de medidas para cortar os gastos do governo federal, incluindo a demissão de milhares de trabalhadores do governo federal.

Vários juízes determinaram sentenças contra essas medidas.

hg/bgs/nn/mel/dd/aa/am

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.