Negociadores americanos viajam à Rússia para falar sobre a Ucrânia

O Kremlin confirmou nesta quinta-feira (13) que os negociadores dos Estados Unidos estão viajando à Rússia, onde devem apresentar a proposta americana de um cessar-fogo de 30 dias na Ucrânia.

Em uma reunião na terça-feira na Arábia Saudita com autoridades americanas, a Ucrânia aceitou a iniciativa dos Estados Unidos de apresentar à Rússia uma proposta de trégua de 30 dias.

Moscou pediu que Washington apresente os detalhes da proposta, antes de anunciar uma resposta.

"Os negociadores estão voando e há contatos previstos", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, sem revelar os nomes dos integrantes da delegação americana. 

Algumas horas antes, a Casa Branca informou que Steve Witkoff, enviado especial do presidente Donald Trump e mediador para os conflitos de Gaza e da Ucrânia, visitaria Moscou esta semana.

Peskov acrescentou que o assessor da presidência russa Yuri Ushakov conversou na quarta-feira por telefone com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Mike Waltz.

Como parte de um eventual acordo, a Rússia deseja o fim das sanções contra o país, impostas devido à ofensiva na Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022.

Peskov disse que para Moscou as sanções são "ilegais", mas não revelou detalhes sobre uma possível conversa a respeito do tema.

bur/avl/zm/fp

Continua após a publicidade

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.