Sheinbaum diz que foi informada sobre envio de navio antimísseis dos EUA ao Golfo do México

Os Estados Unidos informaram sobre o envio de um navio destróier de mísseis em direção à plataforma offshore americana no Golfo do México, anunciou a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, nesta terça-feira (18).

A mobilização do navio foi anunciada no último sábado pelo Comando Norte dos Estados Unidos em sua conta da rede social X, na qual declarou que a mobilização tinha como objetivo contribuir para a missão de restaurar a integridade territorial na fronteira sul dos EUA. 

A presidente afirmou que a mobilização tem como objetivo apoiar as operações dos EUA para evitar o tráfico de drogas naquele território. 

"Eles nos avisaram antes que a notícia fosse divulgada e o navio partisse", disse Sheinbaum em sua entrevista coletiva regular. 

"Eles estão em seu território e em águas internacionais", acrescentou.

A mobilização deste navio militar ocorre depois que o presidente americano, Donald Trump, ordenou que os Estados Unidos designassem oito gangues criminosas como terroristas em fevereiro passado, seis delas mexicanas, incluindo os cartéis de Sinaloa e Jalisco Nueva Generación. 

Após esta ordem, que amplia os poderes de Washington para combater criminosos, Sheinbaum alertou que não tolerará uma "invasão" de seu vizinho e rejeita a ação militar dos Estados Unidos em território mexicano. 

De acordo com o Comando Norte, o navio destróier transportará um destacamento da Guarda Costeira especializado em operações contra pirataria, migração irregular e terrorismo.

ai/sem/nn/aa

Continua após a publicidade

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.