Arsenal vence Real Madrid (2-1) no Bernabéu e vai enfrentar PSG nas semis da Champions

O Arsenal derrotou o atual campeão Real Madrid por 2 a 1 em pleno Santiago Bernabéu nesta quarta-feira (16), e avançou às semifinais após também vencer (3-0) no jogo de ida, em Londres.

O ponta inglês Bukayo Saka, que havia perdido um pênalti no primeiro tempo cobrando de 'cavadinha', se redimiu e colocou os 'Gunners' na frente no segundo tempo (65') pouco antes do brasileiro Vinicius Junior (67') marcar o único gol dos 'merengues' neste confronto em duas partidas.

Mas em um contra-ataque nos acréscimos (90'+3), o brasileiro Gabriel Martinelli fez 2 a 1 para o Arsenal, que vai enfrentar o Paris Saint-Germain valendo uma vaga na grande final de Munique.

"Temos que ser honestos, o Arsenal mereceu nos dois jogos. Eles mereceram. O futebol tem dois lados: o lado feliz, que já vivenciamos muitas vezes, e o lado triste. É preciso saber lidar com isso", disse o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, em entrevista coletiva.

O treinador italiano revelou que pediu aos seus jogadores que mantivessem a cabeça erguida porque ainda há títulos em jogo.

"Temos que entrar em campo de cabeça erguida, continuar lutando e aprender a ser melhores para o próximo jogo", disse Ancelotti, que reconheceu que não quer pensar no futuro agora.

Depois de um início agitado, em que o francês Kylian Mbappé (4') teve um gol anulado por claro impedimento e o goleiro belga Thibaut Courtois (8') defendeu uma bomba de pé esquerdo de Saka, a 'remontada' parecia ser uma missão quase impossível. A situação do Real parecia piorar depois que Raúl Asencio agarrou Mikel Merino dentro da área aos 9 minutos.

O árbitro não marcou a penalidade na hora, mas, alertado pelo VAR, revisou as imagens e observou que o zagueiro do Real Madrid havia derrubado o meio-campista espanhol dentro da área.

Saka ousou cobrar o pênalti no estilo 'cavadinha', mas Courtois conseguiu defender, mandando a bola para escanteio e levando a torcida local ao delírio.

Continua após a publicidade

A partir desse momento, a equipe 'merengue' cresceu e levou o adversário a recuar, embora sem levar perigo ao goleiro David Raya.

Pouco depois, após um choque entre Declan Rice e Mbappé na área do time inglês, o árbitro imediatamente marcou pênalti, mas o VAR levou cinco minutos para pedir que o árbitro revisasse o lance no monitor, e a sanção acabou sendo anulada.

Antes do intervalo, Mbappé continuou tentando com um chute de longa distância (31') e o Rodrygo tentou um gol olímpico (45').

- Falta de objetividade -

No segundo tempo, Vinicius (56'), que até então não havia tido muitas chances, chutou fraco e Raya defendeu sem maiores dificuldades.

Até que veio o primeiro gol. Após uma boa combinação entre Rice e o norueguês Martin Odegaard a bola ficou com Merino na entrada da área. Ele deixou para Saka, que, dessa vez com uma 'cavadinha' certeira, deu um toquinho encobrindo Courtois.

Continua após a publicidade

Com a vaga nas semifinais quase garantida, Saliba cometeu um erro perto da própria meta. O zagueiro cochilou e Vinicius Junior roubou a bola para marcar com o gol vazio deixando tudo igual no placar.

Mas em um contra-ataque rápido, Gabriel Martinelli avançou em velocidade e superou o goleiro belga no mano a mano, finalizado com perfeição nos acréscimos.

"Faltou mais clareza com a bola, um pouco de paciência para movimentar a bola de um lado para o outro para penetrar uma defesa muito organizada. Eles vieram para defender. No primeiro tempo, não fizeram nada, e no segundo, com o time fechado, encontraram a vitória", analisou Lucas Vázquez ao canal Movistar+.

rsc/iga/dr/aam/am

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.