Verstappen (Red Bull) conquista pole do GP da Arábia Saudita; Bortoleto é 20º
O atual tetracampeão mundial Max Verstappen (Red Bull) conquistou a pole position do GP da Arábia Saudita, quinta etapa da temporada de F1, após uma sessão de classificação marcada por um acidente envolvendo o piloto britânico Lando Norris (McLaren), neste sábado (19), no circuito de rua de Jidá.
O holandês superou o australiano Oscar Piastri (McLaren) em apenas 10 milésimos de segundo, enquanto o britânico George Russell (Mercedes) largará em terceiro no fila.
Relacionadas
O brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber), não conseguiu avançar ao Q2 e vai largar em 20º.
No espetacular e ultrarrápido circuito de rua de Jeddah, 'Mad Max' demonstrou mais uma vez seu talento para contrariar as probabilidades e conquistar a 42ª pole position de sua carreira.
"Muito feliz! Não esperava estar na pole aqui", admitiu Verstappen. "É a melhor posição de largada possível, mas sei que será difícil manter as McLarens atrás amanhã (domingo)", acrescentou 'Mad Max'.
Duas semanas depois de conquistar a pole no Japão por apenas sete milésimos de segundo, Verstappen repetiu o sucesso e tentará, assim como fez em Suzuka, manter a primeira posição no final da corrida.
- Pole tem sido decisiva em 2025 -
Nas quatro primeiras corridas da temporada, o piloto que largou na pole position acabou vencendo, e o holandês tentará ampliar essa escrita. E uma vitória provavelmente o levará ao topo do Mundial, a menos que Norris termine em segundo.
Mas a McLaren, que parecia imbatível nas últimas sessões de treinos livres, foi novamente atingida pela má sorte.
Primeiro, Norris perdeu o controle de seu carro no início do Q3, antes de bater na barreira de segurança. Depois foi a vez de Piastri perder a pole por um triz.
Piastri, o único piloto a vencer dois Grandes Prêmios até agora neste ano, parecia calmo e não muito desapontado por não ter conquistado a pole position, apesar da aparente superioridade de sua equipe.
"Estou feliz com este resultado, estou bastante satisfeito com o trabalho realizado, é quase o melhor que eu poderia ter feito. Max (Verstappen) fez um trabalho muito bom. Nosso ritmo de corrida está bom, então espero que possamos reverter a situação a nosso favor", disse o australiano.
O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) largará da quarta posição, à frente do estreante italiano Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) e do surpreendente espanhol Carlos Sainz (Williams), que fez sua melhor sessão de classificação da temporada.
O top 10 é completado pelo heptacampeão mundial britânico Lewis Hamilton (Ferrari), o japonês Yuki Tsunoda (Red Bull), o francês Pierre Gasly (Alpine) e Norris, cujo acidente o impediu de marcar tempo no Q3.
--- Grid de largada do GP da Arábia Saudita de F1 no cicuito de Jidá (6,174 km):
1ª fila:
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes)
2ª fila:
George Russell (GBR/Mercedes)
Charles Leclerc (MON/Ferrari)
3ª fila:
Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes)
Carlos Sainz Jr (ESP/Williams-Mercedes)
4ª fila:
Lewis Hamilton (GBR/Ferrari)
Yuki Tsunoda (JPN/Red Bull)
5ª fila:
Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault)
Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)
6ª fila:
Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)
Liam Lawson (NZL/Racing Bulls-Red Bull)
7ª fila:
Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes)
Isack Hadjar (FRA/Racing Bulls-Red Bull)
8ª fila:
Oliver Bearman (GBR/Haas-Ferrari)
Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)
9ª fila:
Jack Doohan (AUS/Alpine-Renault)
Nico Hülkenberg (ALE/Sauber-Ferrari)
10ª fila:
Esteban Ocon (FRA/Haas-Ferrari)
Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber-Ferrari)
./bds/nb/iga/dr/aam
© Agence France-Presse