Milan acaba com sonho da tríplice coroa da Inter e vai à final da Copa da Itália
O Milan venceu a Inter de Milão por 3 a 0 nesta quarta-feira (23) no estádio de San Siro, no jogo de volta da semifinal (empate em 1 a 1 na ida) e se classificou para a grande decisão da Copa da Itália, além de acabar com o sonho de seu eterno rival de conquistar uma rara tríplice coroa.
Na final de 14 de maio no Estádio Olímpico, em Roma, o Milan vai enfrentar o Bologna ou o Empoli. Antes do jogo de volta da semifinal, que será disputado nesta quinta-feira em seu estádio, o Bologna tem uma clara vantagem após vencer por 3 a 0 na visita ao Empoli no início de abril.
Relacionadas
No 'Derbi della Madonnina' desta quarta-feira, no estádio Giuseppe Meazza, uma cabeçada de Luka Jovic após cruzamento do espanhol Álex Jiménez aos 36 minutos abriu caminho para a vitória.
O próprio atacante sérvio ampliou no início da segunda etapa (49') e Tijjani Reijnders decretou a eliminação da Inter na reta final (85').
"Estamos felizes por estar na final, mas ainda não ganhamos nada", alertou o técnico português do Milan, Sérgio Conceição.
- Dúvidas antes do Barça -
A Inter, líder da Série A que enfrentará o Barcelona nas semifinais da Liga dos Campeões, vê seu sonho de conquistar a tríplice coroa (Campeonato Italiano-Liga dos Campeões-Copa da Itália) ir por àgua abaixo no final da temporada, o que significa que o técnico Simone Inzaghi não poderá repetir as conquistas de José Mourinho de 2010.
Os últimos resultados suscitam muitas dúvidas em torno da equipe 'nerazurra', já que na partida anterior a esta goleada contra os vizinhos havia perdido por 1 a 0 na visita ao Bologna pela Serie A, resultado que permitiu ao Napoli (2º) alcançá-los em número de pontos e esquentou muito a briga pelo 'Scudetto'.
"Não podemos negar que o time está física e mentalmente cansado, mas um clube como a Inter precisa superar isso e não dar desculpas sobre o calendário", disse Inzaghi à emissora de televisão Canale 5.
Para o Milan, chegar à final da Copa da Itália é uma lufada de ar fresco em uma temporada em que o time está apenas em nono lugar na Serie A.
"Estamos do mesmo jeito que estávamos há dois dias. Não é que tudo esteja maravilhoso agora, é que antes, nem tudo era tão ruim", disse Conceição.
Apesar dos maus resultados, esta foi a terceira vitória dos 'rossoneri' no clássico de Milão (primeiro turno do Campeonato Italiano e final da Supercopa da Itália) desde agosto, com dois empates (segundo turno da Serie A e ida das semifinais da Copa da Itália).
O dérbi Milan-Inter foi precedido por um minuto de silêncio em memória do Papa Francisco, que morreu na segunda-feira aos 88 anos.
A mesma homenagem ocorreu nas outras partidas do futebol italiano disputadas nesta quarta-feira, as quatro da Serie A que estavam inicialmente programadas para segunda-feira e foram adiadas em dois dias justamente por causa da morte do pontífice.
jr/cpb/aam/yr/mvv
© Agence France-Presse