Kremlin se nega a comentar proposta de Zelensky de encontro com Putin em Istambul

O Kremlin se recusou a comentar nesta terça-feira (13) a proposta do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, de se encontrar com seu homólogo russo Vladimir Putin na quinta-feira (15) em Istambul para conversações diretas de paz.

"A parte russa continua preparando as conversações previstas para quinta-feira. É tudo o que podemos dizer neste momento. Não faremos mais comentários agora", declarou à imprensa o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.

Zelensky tentou convencer Putin a comparecer às negociações diretas e voltou a insistir nesta terça-feira.

"Se Vladimir Putin se recusar a viajar à Turquia, será o sinal definitivo de que a Rússia não quer acabar com esta guerra, de que a Rússia não quer, nem está preparada, para nenhuma negociação", afirmou em um comunicado o chefe do gabinete da presidência ucraniana, Andrii Yermak. 

Peskov não revelou os nomes dos integrantes da delegação russa que viajarão a Istambul.

O encontro entre negociadores russos e ucranianos na Turquia representará, caso realmente aconteça, a primeira negociação direta entre as partes desde os primeiros meses do conflito, que começou com o ataque de Moscou em fevereiro de 2022.

Putin propôs negociar de maneira direta e "sem condições prévias", como contraproposta à iniciativa do Reino Unido, Alemanha, Polônia e França de pressionar por uma trégua plena e incondicional de 30 dias a partir de segunda-feira.

A Rússia respondeu que rejeita os ultimatos de Kiev e seus aliados europeus.

bur/avl/zm/fp/jc

Continua após a publicidade

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.