Ataque israelense atinge TV estatal iraniana em Teerã

Um bombardeio israelense atingiu o prédio da Rádio e Televisão da República Islâmica do Irã (IRIB) nesta segunda-feira (16), interrompendo imediatamente sua transmissão ao vivo.

A explosão ocorreu enquanto uma apresentadora transmitia ao vivo na televisão criticando Israel, antes de ser vista saindo da transmissão, informou a imprensa iraniana, que compartilhou um vídeo do ataque.

A emissora retomou a transmissão após o ataque. "O regime [israelense] desconhecia o fato de que a voz da revolução islâmica e do Irã em geral não seria silenciada por uma operação militar", disse Hassan Abedini, funcionário de alto escalão da emissora. 

Pouco antes disso, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, alertou que a televisão e a rádio estatais iranianas estavam "prestes a desaparecer". 

O Exército israelense também emitiu um alerta para a evacuação da área onde fica a sede dos veículos de comunicação, no nordeste de Teerã. 

"Nas próximas horas, as forças armadas israelenses operarão no setor (...) para atacar a infraestrutura militar pertencente ao regime iraniano", escreveu o coronel Avichay Adraee, porta-voz do Exército. 

"Cidadãos de Teerã, para sua segurança, por favor, evacuem [esta] área do terceiro distrito", acrescentou. 

A área, um bairro nobre da capital iraniana, abriga, além do IRIB, um importante prédio da polícia, as embaixadas do Catar, Omã e Kuwait, o escritório da Organização Internacional para as Migrações (OIM), assim como os escritórios da AFP e vários hospitais. 

Um jornalista da AFP também ouviu fortes explosões no oeste de Teerã.

Continua após a publicidade

bur-mz/ila/hme/es-sag/meb/aa/dd 

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.