Chris Brown se declara inocente em processo de agressão em boate

O cantor americano de R&B Chris Brown, ex-namorado de Rihanna, declarou-se inocente nesta sexta-feira (20) perante um tribunal de Londres, em um caso de agressão em uma discoteca na capital britânica em 2023.

O artista de 36 anos, denuciado, entre outras acusações, por ter "tentado causar intencionalmente ferimentos graves" ao produtor musical Abraham "Abe" Diaw, foi detido em 13 de maio em Manchester (norte da Inglaterra) e libertado oito dias depois, após pagar uma fiança de 5 milhões de libras (6,6 milhões de dólares), o que lhe permitiu iniciar sua turnê internacional de shows.

Brown, que podia perder essa fiança caso não comparecesse à audiência, chegou uma hora antes do início ao Tribunal Penal de Southwark, em Londres, usando óculos e um terno azul marinho.

"Inocente, senhora", declarou à juíza, após declarar seu nome e sua data de nascimento, em uma audiência na qual vários fãs do cantor ocuparam assentos na sala do tribunal.

O artista de R&B foi formalmente acusado em 16 de maio pela suposta agressão, ocorrida enquanto estava em turnê no Reino Unido.

Chris Brown é acusado, entre outras coisas, de ter golpeado repetidamente com uma garrafa Abraham "Abe" Diaw no bar da discoteca Tape, no exclusivo bairro de Mayfair, no centro de Londres.

A vítima teria sido então perseguida e agredida com socos e chutes por Brown e uma segunda pessoa.

Outra audiência está prevista para 11 de julho, antes do julgamento que deverá começar em 26 de outubro de 2026 e durar de cinco a sete dias.

Ele deverá responder na audiência de 11 de julho sobre outras duas acusações relacionadas a essa agressão, incluindo a posse de uma arma ofensiva em um local público, referente à garrafa com a qual supostamente teria golpeado o produtor.

Continua após a publicidade

- Em plena turnê internacional -

Após sua libertação sob fiança no final de maio, o artista pôde iniciar sua turnê internacional, que começou em 8 de junho em Amsterdã (Países Baixos), e que inclui apresentações no Reino Unido, entre elas uma no sábado em Londres, antes de continuar nos Estados Unidos.

Outro americano, Omololu Akinlolu, de 38 anos, que também está sendo processado nesse caso, declarou-se igualmente inocente na audiência de sexta-feira em Londres.

Akinlolu também é produtor musical e rapper, conhecido artisticamente como HoodyBaby, segundo a mídia britânica.

Nas condições que lhe permitiram obter a liberdade sob fiança, o artista deve entregar seu passaporte às autoridades britânicas, que o devolvem quando precisa viajar para o exterior para shows.

Chris Brown também deve residir em um endereço conhecido pelo tribunal e não deve entrar em contato com a suposta vítima, nem frequentar o estabelecimento onde teriam ocorrido os fatos.

Continua após a publicidade

O artista, conhecido pelos sucessos "Run It!" e "Kiss Kiss", e vencedor de dois prêmios Grammy, que se tornou uma estrela do R&B aos 19 anos, tem vários casos de denúncias por atos de violência.

Em 2009, foi condenado por agredir sua então namorada Rihanna, que teve que cancelar sua participação na cerimônia de entrega do Grammy devido aos ferimentos sofridos.

                                          

har-psr/zm/dd/fp/yr

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.