Israelenses devam se preparar para 'campanha prolongada' contra o Irã, diz chefe do Estado-Maior

Os israelenses devem se preparar para uma "campanha prolongada" contra o Irã, declarou o chefe do Estado-Maior do Exército de Israel nesta sexta-feira(20), chamando a população a se preparar para "dias difíceis". 

"Estamos lançando a campanha mais complexa da nossa história [...] Devemos nos preparar para uma campanha prolongada", disse o tenente-general Eyal Zamir em um vídeo aos "cidadãos de Israel". 

"Apesar do progresso significativo, dias difíceis nos aguardam. Estamos nos preparando para muitas eventualidades", acrescentou. 

O Exército israelense se preparava há anos para a operação "Leão em Ascensão", lançada em 13 de junho contra o Irã, afirmou. 

"Nos últimos meses, intensificamos nossos preparativos... lutando em várias frentes e mantendo o máximo sigilo", especificou. 

A "combinação" de ameaças nucleares e de mísseis iranianos "nos obrigou a lançar um ataque preventivo", declarou o chefe do Estado-Maior. 

Esta campanha militar é "a mais complexa da nossa história", acrescentou, e "estamos operando segundo um plano estruturado, mas flexível, que se adapta à evolução da situação". 

Segundo o general Eyal Zamir, antes da ofensiva israelense, o Irã possuía "aproximadamente 2.500 mísseis terra-terra e os produzia em ritmo constante", o que lhe permitiria atingir um arsenal de "aproximadamente 8.000 mísseis" em dois anos. 

Israel, uma potência nuclear não oficial, lançou uma campanha de ataques aéreos contra o Irã em 13 de junho, alegando que Teerã estava prestes a possuir armas nucleares. 

Continua após a publicidade

Os iranianos, que sempre negaram buscar armas nucleares, responderam com lançamentos de mísseis e drones.

mj/cl/tp/meb-sag/jc

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.