Trump pondera em rede social se deve demitir presidente do Fed
O presidente Donald Trump voltou a criticar, nesta sexta-feira, o presidente do Federal Reserve (Fed), ao ponderar se deve demiti-lo para que o banco central americano reduza os juros.
"Não sei por que o conselho de governadores do Fed não descarta esse completo e total idiota. Talvez eu tenha que mudar de ideia sobre demiti-lo? De qualquer forma, seu mandato termina em breve", publicou Trump na plataforma Truth Social, referindo-se a Jerome Powell.
Relacionadas
Na última quarta-feira, o banco central americano decidiu manter a taxa de juros inalterada, pela quarta vez consecutiva. Powell deu a entender que a instituição não deve mudar sua postura de espera, devido à preocupação com um aumento da inflação causado pelas tarifas sobre as importações decretadas por Trump.
"Entendo perfeitamente que minha forte crítica a Powell torna mais difícil para ele fazer o que deveria estar fazendo, diminuindo os juros, mas tentei de todas as formas", manifestou Trump hoje. "Fui amável, fui neutro e fui desagradável, e ser amável e neutro não funcionou!"
Em 2018, Trump nomeou Powell, cujo mandato termina daqui a um ano. Um dos seus possíveis sucessores é Christopher Waller, que foi governador do Fed no primeiro mandato de Trump e defendeu hoje uma redução dos juros na próxima reunião do Fed, no fim de julho.