Procissão Marítima de Ano Novo reúne 500 barcos em Angra dos Reis

Quinhentos barcos de todas as partes do Brasil participam hoje (1º) da tradicional Procissão Marítima de Angra dos Reis, município situado na Costa Verde fluminense. Essa é a 38ª edição do evento, que ocorre sempre no primeiro dia do ano e é considerado a maior festa náutica do estado do Rio de Janeiro. Na edição do ano passado, participaram mais de 400 embarcações.

Em 2016, os barcos disputam prêmios no total de R$ 55 mil, nas categorias alegoria, animação e originalidade, e concorrem ainda ao prêmio especial em homenagem ao diretor de televisão José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, idealizador da festa, que completou 80 anos de idade em novembro do ano passado. A premiação está prevista para as 21h, no Cais de Santa Luzia. Os barcos saíram da Praia das Flechas, na Ilha da Gipóia, pela manhã, e têm chegada prevista na Praia do Anil.

A Procissão Marítima 2016 é organizada pela Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) e tem apoio operacional da Marinha do Brasil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do município.

Programação cultural de Angra

Angra dos Reis divulgou o seu calendário principal de eventos de interesse turístico e cultural para 2016. A relação das atividades foi coordenada pela TurisAngra, com apoio da Fundação de Cultura (Cultuar). Em janeiro, por exemplo, o destaque serão as comemorações dos 514 anos do município, que vão de 5 a 10 de janeiro.

A procissão de Iemanjá abre os festejos de fevereiro, no dia 2, antes do carnaval, que irá de 4 a 9 daquele mês. Março é o mês da Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (Fita), no período de 4 a 20, precedendo a Semana Santa, que ocorrerá entre os dias 25 e 28. Em maio, entre as diversas atividades programadas, está a Festa do Divino, no período de 6 a 15, e o Festival Gastronômico de Moqueca da Baía da Ilha Grande, de 25 de maio a 5 de junho.

O arraial da cidade acontecerá nos dias 24 a 26 e 29 a 31 de julho, no centro. Antes, com início no dia 1º de julho, começará o Circuito Angra Gastronômica, que irá até o dia 3 do mês seguinte. Agosto será dedicado à cultura e celebrará também a capoeira, na Vila do Abraão. Setembro marcará a 48ª edição dos Jogos Militares, no Colégio Naval.

O Dia Nacional de Cultura e o Dia da Consciência Negra serão o destaque em novembro. Para dezembro, estão previstos os eventos Encantos de Natal e Natal Ecológico, entre os dias 10 e 25 desse mês, abrindo os preparativos para o próximo réveillon.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos