Após temporal do fim de semana, situação começa a melhorar em Angra dos Reis

A situação começa a melhorar em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense, após o temporal do último fim de semana, que atingiu os bairros do Frade, Sertãozinho do Frade e Santa Rita do Bracauí e fez com que a Defesa Civil acionasse as sirenes de alerta instaladas nessas comunidades. Em outra região do município, o Parque Mambucaba, mais de 250 residências foram atingidas pelo transbordamento do Rio Mambucaba e cerca de 50 pessoas foram para o abrigo montado na Escola Municipal Frei Bernardo.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Marco Oliveira, como parou de chover nessas regiões e após vistoria feita por engenheiros e técnicos da prefeitura, as sirenes e os pontos de apoio estão sendo desmobilizados. "Caso seja possível o retorno dos moradores às suas casas, vamos desmobilizar o abrigo da Frei Bernardo. Mesmo assim, continuaremos monitorando tudo 24 horas por dia".

Rio transborda no Parque Manbucaba

Temporais atingiram o município de Angra dos Reisno fim de semana e deixou pelo menos 50 desabrigadosDivulgação/Prefeitura de Angra dos Reis

Treze pessoas de duas famílias, moradoras em Santa Rita do Bracuí, não poderão retornar às suas casas por causa do risco iminente de deslizamento. Elas vão ficar acolhidas em pontos de apoio da prefeitura, segundo Oliveira.

No bairro do Frade, a Defesa Civil vistoriou dois pontos na tarde desse domingo (3). Uma queda de barreira atingiu a rede elétrica e interditou totalmente a Rua Isidoro de Castro. A concessionária de energia Ampla foi ao local restabelecer a energia e desobstruir a pista. Na Rua da Jaqueira, uma residência foi parcialmente atingida por um pequeno deslizamento de terra, mas ninguém se feriu.

Na noite de sábado,  um bloco de pedra caiu antes do segundo túnel da Rodovia Saturnino Braga (RJ-155). O Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro foi avisado na madrugada de domingo, e os técnicos trabalham para desobstrução do trecho. O tráfego de veículos está sendo feito em meia pista. No quilômetro 8 da mesma rodovia, uma barreira deslisou interditando parte da pista.

De acordo com o secretário, a Defesa Civil ainda está em estado de alerta. Existe previsão de chuva para as próximas horas e o solo está bastante saturado por causa da grande quantidade de chuvas dos últimos dias. Por isso, segundo ele, é importante que os moradores sigam as orientações da Defesa Civil e saiam de suas residências logo que as sirenes forem acionadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos