Aeroportos registram baixos índices de atrasos nos primeiros dias do ano

Rio de Janeiro - Pouso e decolagem no aeroporto Santos Dumont.

A Operação Fim de Ano  começou no dia 10 de dezembro de 2015 e vai até o dia 10 de janeiro deste ano.Tania Rego/Arquivo, Agência Brasil

Entre os dias 30 de dezembro e 5 de janeiro, o índice de pontualidade dos 15 aeroportos que participam da Operação Fim de Ano chegou a 95,1%. No quarto balanço divulgado pela Secretaria de Aviação, das 15.174 partidas programadas, 4,9% saíram com atraso superior a 30 minutos. No ano anterior, o percentual verificado no mesmo período foi de 5,7%.

O resultado atende à meta definida pela secretaria, companhias aéreas e autoridades responsáveis pela gestão aeroportuária no país, que é manter os atrasos abaixo de 15%. Nos três balanços anteriores da Operação, esse índice foi de 13% (10 a 15/12), 10,2% (16 a 20/12) e 9% (21 a 29/12).

A Operação Fim de Ano é um esquema especial montado para atender à alta demanda de passageiros da época, que começou no dia 10 de dezembro de 2015 e vai até o dia 10 de janeiro deste ano. A expectativa é que até o fim da operação 16 milhões de passageiros movimentem os 15 aeroportos que participam do esquema, com cerca de 157,6 mil pousos e decolagens. O número é 20% menor que o registrado na edição anterior da operação, quando 20 milhões de pessoas passaram pelos 15 maiores terminais do país.

Os terminais que integram a operação são: Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE), São Gonçalo do Amarante (RN) e Cuiabá (MT).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos