IPTU tem aumento de 10,71% em Fortaleza

Os donos de imóveis em Fortaleza vão pagar 10,71% a mais pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2016. O tributo começa a ser cobrado em fevereiro e a consulta aos valores pode ser feita a partir da próxima segunda-feira (11).

Segundo o secretário das Finanças, Fernando Marinho, o IPTU não sofreu reajuste real: os 10,71% a mais são de reposição da inflação, calculada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).

O pagamento da cota única oferece descontos de até 10%. É o caso de quem pagar até 5 de fevereiro. Quem optar pelo parcelamento pode quitar o tributo em até 11 vezes. Ao todo, 570 mil imóveis da capital cearense são tributados e 127 mil são isentos. A prefeitura espera arrecadar R$ 560 milhões.

Os valores arrecadados na cobrança do IPTU correspondem a 22% da receita do município, mas a inadimplência ainda é alta. Ficou, em média, em 30% no ano passado.

"A inadimplência gera encargos de mora pelo atraso e correção com juros de mora. Isso encarece o tributo, tira as vantagens do pagamento em dia e acaba onerando ainda mais o contribuinte. Claro que isso se submete à capacidade de pagamento de cada um, mas aquele que pode pagar tem vantagens", disse o secretário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos