Tailândia suspende envio de arroz para o Irã devido à crise com Arábia Saudita

A Tailândia suspendeu temporariamente o envio de 1 milhão de toneladas de arroz para o Irã devido à crise no Oriente Médio, causada pela ruptura diplomática entre Riade e Teerã, informaram fontes oficiais.

As autoridades tailandesas vão se reunir com os representantes diplomáticos dos dois países antes de tomar uma decisão, em fevereiro, sobre a venda de arroz para o Irã, disseram à agência Efe fontes do Departamento do Comércio Exterior tailandês.

A Tailândia, que tem grandes reservas de arroz, prevê exportar este ano 9 milhões de toneladas, estimadas em US$ 4,78 milhões.

A Arábia Saudita e o Irã cortaram relações diplomáticas esta semana após a execução, em Riade, sábado passado (2), do líder religioso xiita Nimr Al Nimr e de ataques à embaixada saudita em Teerã e ao consulado na cidade iraniana de Mashhad.

A crise gerou preocupação entre a comunidade internacional, que pediu calma aos dois países, de modo a evitar que uma escalada da tensão afete as negociações abertas para solucionar os conflitos na Síria, no Iraque e no Iêmen.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos