Morte de David Bowie repercurte entre músicos e personalidades

Internautas de todo o mundo prestam, nesta segunda-feira (11), homenagem ao cantor britânico David Bowie, que morreu ontem (10), dois dias após completar 69 anos. Nas redes sociais do músico, foi informado que Bowie "morreu pacificamente, rodeado por sua família, após uma corajosa batalha de 18 meses contra um câncer".

O cineasta Duncan Jones, um dos filhos do artista, se disse "muito triste por dizer que é verdade" e publicou uma foto com o pai.

Em sua conta oficial do Twitter, o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha agradeceu por Bowie ter "ajudado a derrubar o muro" de Berlim.

A cantora Madonna se declarou "devastada" e disse que o camaleão do rock mudou sua vida. Segundo a norte-americana, o show do músico foi o primeiro que viu em Detroit, cidade onde cresceu.

O primeiro-ministro britânico David Cameron relembrou, em sua página no Facebook, que cresceu ouvindo o "gênio pop". "David Bowie era alguém com quem pessoas da minha idade e aquelas um pouco mais velhas sentiram que cresceram junto. Ele deu uma trilha sonora às nossas vidas, da primeira vez que ouvi Space Oddity ao orgulho de receber atletas britânicos nas Olimpíadas de Londres com uma de suas obras-primas: Heroes. Ele era também um mestre da reinvenção, que continuava acertando, deixando um trabalho que as pessoas vão continuar ouvindo daqui a cem anos. Ele era alguém que verdadeiramente merece ser descrito como um gênio".

Na conta oficial dos Rolling Stones, o grupo lamenta a perda de Bowie, considerado um "amigo querido" e descrito ainda como "um homem maravilhoso e gentil, um artista extraordinário e original".

Gene Simmons, do Kiss, escreveu: "David Bowie, você vai fazer falta. Changes e as músicas sobre as histórias de Ziggy foram uma grande influência sobre mim".

Por meio da conta da banda Queen no Twitter, o músico Roger Taylor declarou que David Bowie era o "homem mais inteligente e brilhante do nosso tempo" e que sua perda deixa um imenso vácuo.

Segundo Iggy Pop, "a amizade de David era a luz da minha vida. Nunca conheci uma pessoa tão brilhante. Ele era o melhor que havia".

Entre os artistas brasileiros, a notícia também surtiu impacto. Gilberto Gil lamentou a perda de David Bowie.

A cantora Pitty expressou sua admiração.

Leoni também falou sobre a influência do cantor sobre sua carreira.

Na última sexta-feira (8), dia do seu 69º aniversário, David Bowie lançou o álbum Blackstar, o 25º da carreira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos