Manifestação contra alta na tarifa bloqueia saída de ônibus em São Paulo

Manifestantes contrários à alta nas tarifas de transporte público bloquearam a saída de ônibus no Terminal Santo Amaro, zona sul da capital paulista. O valor da passagem unitária de ônibus, metrô e trem na cidade de São Paulo aumentou de R$3,50 para R$3,80 no último sábado (9).

O ato de hoje (12) começou às 8h com cerca de 50 manifestantes, de acordo com o Movimento Passe Livre (MPL), obstruindo a saída dos ônibus por cerca de 15 minutos. A Polícia Militar foi acionada e o terminal foi parcialmente liberado por volta das 8h10, segundo a São Paulo Transporte (SPTrans). Não houve confronto. O protesto terminou às 9h e os ônibus voltaram a circular normalmente no terminal.

A integrante do MPL Luíze Tavares explica que a ideia é convocar a população indignada com a elevação das tarifas e com a má qualidade do transporte para que tome a iniciativa de protestar. "A nossa proposta é que [as manifestações] sejam puxadas pelas pessoas, trabalhadores e estudantes", disse.

O MPL vem, desde a última sexta-feira (8), realizando protestos contra o reajuste da tarifa. Ontem, os manifestantes bloquearam os terminais de ônibus Bandeira, no centro da cidade, e Pinheiros, na zona oeste. Parte dos manifestantes estendeu o ato para a Avenida Faria Lima, mantendo as vias ocupadas por cerca de meia hora.

Uma nova manifestação foi marcada para hoje às 17h, com concentração na Praça do Ciclista, no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos