Amazonas distribui remédio contra vírus que causa bronquiolite em crianças

O estado do Amazonas abriu hoje (13) o calendário anual de proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite e pneumonia em crianças. Bebês prematuros de alto risco e crianças de até 2 anos portadoras de doenças congênitas do coração ou de doença pulmonar crônica receberão o medicamento biológico Palivizumabe, de alto custo. O remédio previne a infecção pelo vírus.

De acordo com o secretário adjunto de Atenção Especializada da Capital, Wagner William Souza, pelos menos 120 crianças estão cadastradas no programa para ter acesso à medicação. Elas poderão receber até cinco doses entre janeiro e  junho, dependendo do caso.

"Nós conseguimos diminuir a gravidade da doença respiratória causada pelo vírus e também podemos fazer com que elas não precisem ser internadas se, porventura, apresentarem o quadro. Isso é muito importante porque essas crianças antes da vacina tinham uma frequência maior dessas infecções, o que causava internações e alguns óbitos", explicou.

Em Manaus, as crianças podem receber a medicação em três maternidades da rede estadual e em uma da prefeitura, em dias específicos. As mães podem ligar no telefone (92)98440-3773 para obter mais informações sobre os locais de atendimento e horários.

*Colaborou Beatriz Gomes, da TV Cultura do Amazonas

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos