Arena Carioca 1 recebe primeiro evento-teste para as Olimpíadas

A quase 200 dias das Olimpíadas, que começam em 5 de agosto, está quase tudo pronto na infraestrutura para o evento, segundo a prefeitura do Rio de Janeiro. Cerca de 95% do Parque Olímpico, sede da maioria das competições, foi concluído. A Arena Carioca 1, que faz parte do conjunto, foi inaugurada essa semana e recebe a partir de hoje (15) seu primeiro evento-teste: o Torneio Internacional Feminino de Basquete, que vai até domingo (17).

A competição reunirá 48 atletas de quatro seleções e funciona como um teste para os jogos oficiais. A Arena Carioca 1 tem capacidade para 16 mil espectadores, com garantia de mobilidade para pessoas com deficiência, e será palco das disputas de rúgbi e basquete em cadeiras de rodas nos Jogos Paralímpicos e de basquete nos Jogos Olímpicos.

O prefeito Eduardo Paes fez uma entrega simbólica das chaves da arena ao presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. Paes descartou que a crise financeira, com queda de arrecadação de impostos no estado, possa prejudicar a competição.

"Como vocês podem ver, tivemos muito dinheiro privado, por meio de parcerias público-privadas, que [a crise] não vai afetar eventos ou a conclusão das obras", disse o prefeito a jornalistas.

Paes também destacou que, após a competição, o Parque Olímpico terá suas arenas revertidas em uma escola pública de tempo integral para mil alunos, um centro de treinamento de alto rendimento para atletas e um espaço para realização de grandes eventos e shows. Destino diferente dos imóveis da Vila Olímpica, que serão vendidos pela iniciativa privada para compradores comuns, em vez de serem destinados a moradias populares, como aconteceu em outras cidades do mundo que já sediaram as Olimpíadas.

Terceira instalação concluída do Parque Olímpico, a Arena Carioca 1 tem 33 metros de altura, 282 salas de competições, 49 banheiros, oito vestiários e elevadores.

A prefeitura já entregou a Arena do Futuro e o Centro Internacional de Transmissão (IBC), que concentrará a imprensa. O local fica ao lado da Vila Autódromo, que precisou ser parcialmente removida para que o prédio fosse erguido. Os moradores protestam até hoje.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos