Corrida abre comemorações do feriado de São Sebastião no Rio

As comemorações oficiais do feriado de São Sebastião, celebrado hoje (19) no Rio de Janeiro, começaram nas primeiras horas da manhã, com a Corrida de São Sebastião, no Aterro do Flamengo, zona sul. A tradicional prova faz parte das comemorações oficiais do feriado do santo padroeiro da capital fluminense. Mais de 5 mil atletas receberam a benção de dom Orani Tempesta, arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, antes da largada, às 7h30.

O aposentado Cirilo José de Sousa, 67 anos, participa da corrida há seis anos. "Este ano, corri só 5 quilômetros (km), porque estou ruim do joelho, mas ano passado fiquei em segundo lugar na minha categoria, nos 10 km, com 38 minutos. Comecei a correr com 40 anos. Tinha me metido em coisa errada e a corrida salvou minha vida, foi uma renovação. É um vício danado", contou.

Os atletas Adriana Duarte e Sidney Neves correram com o filho, Eduardo, de 11 meses, no carrinho. "Somos corredores há muitos e muitos anos, nos conhecemos em corrida e queremos isso para ele também no futuro. Sempre trazemos ele, já fizemos de 10 km, de montanha, ele corre com a gente desde os três meses", comentou Adriana, que correu até os seis meses de gravidez.

Além dos corredores amadores, atletas de ponta também participaram da competição. O etíope  Dawit Fikadu Admasu ficou com a medalha de ouro, seguido dos quenianos William Kibor e Joseph Tiophil Panga. Entre as mulheres, a tanzaniana Failuna Abdi Matanga ganhou o primeiro lugar, seguida da queniana  Carolyne Chemutai Komen e da brasileira Joziane da Silva Cardoso.

"Estou feliz pelo terceiro lugar, pois é uma prova forte e disputada, mas vou sempre procurar melhorar", comentou Joziane, que tem 30 anos e corre há dez.

Os cinco primeiros colocados nas categorias masculina e feminina de 10 km receberam prêmios em dinheiro e troféus.

Procissão em homenagem a São Sebastião

A tradicional procissão do padroeiro da cidade começará na Basílica Menor do Santuário de São Sebastião na Tijuca, zona norte, às 16h, e percorrerá as ruas do centro até a Catedral Metropolitana, onde o cardeal arcebispo dom Orani Tempesta dará a benção aos fiéis. Em seguida, será encenado o Auto de São Sebastião.

Atividades culturais espalhadas pela cidade

Além das atividades esportivas e religiosas, o dia conta com dezenas de atividades culturais no Roteiro Cultural São Sebastião, criado pela Secretaria Municipal de Cultura especialmente para a data, com boa parte da programação gratuita ou a preços populares.

Entre os destaques da programação está a feijoada com roda de samba da cantora Cassiana Pérola Negra, para celebrar o aniversário de quatro anos da Arena Carioca batizada em homenagem à mãe, Jovelina, na Pavuna. Os 100 primeiros não pagam pela feijoada. No repertório, Feirinha da Pavuna, Luz do Repente e Menina, você bebeu, além de músicas de D. Ivone Lara, Zeca Pagodinho e Fundo de Quintal. São 50 feijoadas grátis para as primeiras pessoas que chegarem, a partir das 13h.

Com classificação livre e ingresso gratuito, será apresentada às 19h a peça American Blues, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa, na zona norte, baseada na obra do dramaturgo norte-americano, Tennessee Williams. Na Lona Terra, em Guadalupe, haverá aula de violão e guitarra, de graça, na manhã deste feriado de São Sebastião.

Na zona sul, o Verão Musical no Castelinho volta a agitar a garagem do Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho, no Flamengo, com a cantora Simone Mazzer.

O Baile do Almeidinha, idealizado pelo bandolinista Hamilton de Holanda, fará edição especial às 21h, no Imperator Centro Cultural João Nogueira, no Méier, zona norte. O ingresso custa R$ 40 e a classificação é de 16 anos.

Mais detalhes sobre a programação podem ser encontrados nas páginas: www.facebook.com/SMCulturaRio e www.twitter.com/Cultura_RIO

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos