Aumenta para 59 número de municípios atingidos por temporais no Paraná

Casas atingidas pela chuva em Rolândia

Casas atingidas pela chuva em Rolândia. O município decretou estado de calamidade pública para ter auxílio imediato do estado e da União para ações de socorro e de recuperaçãoDivulgação/Prefeitura de Rolândia

Boletim divulgado hoje (22) pela Defesa Civil do Paraná mostra que já são 59 os municípios atingidos por tempestades, desde o dia 9 de janeiro. Os municípios de Rolândia e Tamarana decretaram estado de calamidade pública para ter auxílio imediato do estado e da União para ações de socorro e de recuperação. Em todo o estado, mais de 203 mil pessoas foram afetadas.

No município de Rolândia mais de 36 mil pessoas foram afetadas. As chuvas já deixaram 1 mil pessoas desalojadas e 36 desabrigadas, uma pessoa continua desaparecida desde a noite de segunda-feira (11), o motorista de uma empresa de ônibus do município foi levado por uma enxurrada. Mais de 9 mil casas foram danificadas e 50 destruídas na região. A PR 444 que liga Rolândia a Arapongas está totalmente interditada.

No município de Tamarana, são mais de 11 mil pessoas afetadas. Não houve casas destruídas, porém 45 foram danificadas. Há na região 180 pessoas desalojadas e 16 desabrigadas. A Defesa Civil do estado, enviou ao município 100 kits de dormitório, 70 kits de limpeza, 70 kits de higiene e 109 cestas básicas.

Em Londrina, em uma das cidades mais afetadas, mais de 52 mil foram atingidas pelas chuvas que danificaram mais de 500 casas. Durante os temporais, 78 das 114 unidades escolares foram afetadas adiando o início do ano letivo. Previstas para começar no dia 29 deste mês, as aulas só serão iniciadas em 11 de fevereiro, depois da recuperação dos estragos provocados na cidade.

Na cidade de Londrina, as cinco pessoas desabrigadas e as 60 pessoas desalojadas em decorrência da chuva já voltaram para as residências. Os reparos na cidade começaram a ser feitos, e a prefeitura aguarda resposta sobre o valor que será disponibilizado pelo governo federal para apoio e reconstrução da cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos