Chuva no DF deixa pelo menos sete famílias desalojadas

Pelo menos sete famílias tiveram que deixar suas casas depois da forte chuva que atingiu o Distrito Federal nos últimos dias. Segundo a Defesa Civil local, quatro casos foram registrados em São Sebastião e três em Sobradinho 2. Ontem (21), foram registrados alagamentos em toda a região do Plano Piloto e do entorno da capital.

Segundo o subsecretário de Proteção e Defesa Civil do Distrito Federal, coronel Sérgio José Bezerra, algumas pessoas tiveram que ser retiradas de veículos, mas não houve registro de desabamentos ou rupturas. "Apesar disso, tivemos que interditar a linha férrea que passa no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), que é usada para transportar combustível e minérios por dutos, porque o local sofreu uma erosão enorme", disse ele. A empresa responsável pela manutenção foi avisada sobre a interdição e se comprometeu a solucionar o problema e liberar a linha até amanhã.

Para tentar reduzir os problemas em função da elevação do volume de água, o governo local abriu as duas comportas da Barragem do Paranoá que abastece o Distrito Federal. Na noite de ontem, as comportas foram suspensas em 15 centímetros e hoje, segundo o coronel, a abertura chegará a 40 centímetros. "Temos que avisar a comunidade, fazer sobrevoo para evitar acidentes com os ribeirinhos. A Defesa Civil nacional também foi avisada para informar Minas Gerais e Goiás sobre a onda de cheia [em rios vizinhos] que poderá ocorrer pela abertura dessas comportas", explicou.

A Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, que foi fortemente atingida pela chuva, já está com a situação normalizada. O coronel Bezerra explicou que todas as ações foram concluídas e por isso a ajuda humanitária no local foi suspensa hoje. Nenhum registro de abalo estrutural foi registrado. "Só registramos perdas materiais, mas as pessoas já voltaram para suas casas", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos