Topo

Conselho Eleitoral cancela segundo turno das eleições presidenciais no Haiti

22/01/2016 19h57

Haitianos protestam em frente à Embaixada dos EUA

Opositores haitianos protestam em frente à Embaixada dos Estados UnidosEPA/Bahare Khodabande/Agência Lusa

O Conselho Eleitoral Provisório do Haiti cancelou hoje (22) o segundo turno das eleições presidenciais marcado para domingo (24). De acordo com o conselho, ainda não há uma nova data agendada para definição eleitoral no país.

A decisão ocorreu num momento em que a capital haitiana é palco de violentos confrontos entre a polícia e grupos que se opõem à realização das eleições. Os opositores afirmam que houve fraude no primeiro turno das eleições presidenciais, realizado em 25 de outubro, e que a comissão independente de avaliação eleitoral - criada a pedido da oposição - concluiu ter sido "afetada por irregularidades".

Hoje, grupos violentos bloquearam ruas no centro de Porto Príncipe. Antes, incendiarem instalações do Conselho Eleitoral Provisório em Leogane (Sul do país). Ontem (21), eles tentaram incendiar instalações do conselho em Ouanaminthe e Thomonde (Nordeste), enquanto outras, no Norte, foram incendiadas no início da semana.

Os confrontos ocorrem hoje em várias ruas do centro da capital, onde pelo menos três veículos foram queimados, verificando-se também um aumento da violência nos bairros de La Saline, Bel Air, Sans Fil e Champs de Mars, onde há pessoas armadas com facas e pedaços de pau. Há ainda registro de manifestações nas cidades de Arcahaie e de Petit Goave, no Oeste do país.

Protestos no Haiti

Pelo menos três veículos foram queimados no centro de Porto PríncipeEPA/Bahare Khodabande/Agência Lusa

Na quarta-feira (20), opositores haitianos concentraram-se em frente à Embaixada dos Estados Unidos, em Porto Príncipe, para protestar contra o apoio ao governo do Haiti. Eles acusam os norte-americanos de roubo de riquezas do território, principalmente as minas de ouro, e de incitamento à luta entre os haitianos.

Reagindo aos apelos da oposição para que as ruas fossem bloqueadas no dia das eleições nas principais cidades do país, o presidente haitiano, Michel Martelly, disse ontem que "a oposição quer violência", mas que "a polícia e a Missão de Estabilização da ONU no Haiti" tinham ordens para garantir que o processo eleitoral decorreria normalmente.

No primeiro turno das eleições presidenciais, o candidato do poder, Jovenel Moïse, obteve 32,76% dos votos, contra 25,29% registrados por Jude Célestin. Líder do grupo de opositores haitianos denominado G8, Célestin se recusou a participar do segundo turno.