Topo

Carnaval de rua paulistano tem 355 blocos cadastrados na prefeitura

23/01/2016 10h25

banner_carnaval_2016

O período oficial de carnaval de rua de São Paulo, neste ano, vai de 29 de janeiro a 14 de fevereiro. Ao todo, 355 blocos se inscreveram para desfilar no período. Por causa do cadastro feito pela Secretaria de Cultura do município, eles recebem alguns benefícios como instalação de banheiros químicos, sinalização, subsídio da taxa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e autorização para realização de evento em espaço público.

De acordo com a secretaria, os blocos que optarem por desfilar fora do período oficial não são proibidos, mas serão licenciados "como eventos temporários em logradouros públicos e deverão custear as taxas municipais correspondentes e tomar todas as devidas precauções".

Mostra fotográfica

Para divulgar o carnaval de rua paulistano, a 1ª Mostra dos Blocos e Bandas Pioneiras do Carnaval de Rua de São Paulo reúne fotografias e um pouco da história de grupos que fazem folia na capital paulista há anos. O público pode conferir o material na Associação Comercial Distrital Centro, no bairro da Liberdade, até 12 de fevereiro, das 9h às 17h.

A ideia da mostra é preservar a memória de blocos e bandas que contribuíram com o início da festa na cidade, segundo o presidente da Associação das Bandas Carnavalescas de SP, Candinho Neto. Ele é criador da banda Candinho & Mulatas, que surgiu em 1981, na redação do antigo jornal Popular da Tarde. Neste ano, a banda desfila em 3 de fevereiro, a partir das 19h, na Rua Treze de Maio, homenageando alguns dos destaques do carnaval do país, como O Galo da Madrugada e os Bonecos de Olinda, de Pernambuco, e O Cordão da Bola Preta a a Banda de Ipanema, do Rio de Janeiro.

A mostra também apresenta um estreante no carnaval de rua paulistano. O Bloco do Faísca estreia em 29 de janeiro, na Rua Galvão Bueno, bairro da Liberdade, a partir das 19h. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Eletricitários de SP, Willians Barbosa, o bloco surgiu em setembro do ano passado, como uma forma de levar a cultura e a diversão a seus associados e simpatizantes. "Nossa expectativa é ter o eletricitário conosco na rua para se divertir, porque a vida não é só trabalho, a vida não é só preocupação", disse.

A partir da próxima semana, será possível conferir a programação dos blocos no site da prefeitura, que está em construção.