Chuvas causam alagamentos e deslizamentos em 37 cidades de Minas Gerais

As chuvas que atingem Minas Gerais levaram três municípios a declarar estado de calamidade pública e quatro a decretar estado de emergência. Segundo a Defesa Civil do estado, seis desses municípios sofrem com inundações: Itanhomi, Palma, Itamonte, Ferros, Inconfidentes e Cristina. Já o município de Sabará tem sofrido com os deslizamentos de terra. Mais 30 cidades mineiras registram problemas por causa das chuvas, mas não decretaram emergência.

Desde o início do período chuvoso em Minas, 1,6 mil pessoas ficaram desalojadas, 681 desabrigadas, dez feridas e uma morreu. Em todo o estado, mais de mil residências foram danificadas pelos temporais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê, entre hoje (23) e amanhã (24), chuvas com potencial de risco em diversas partes de Minas Gerais.

As precipitações, que podem variar entre 20 milímetros (mm) e 50 mm, devem atingir as regiões do Vale do Rio Doce, Vale Do Mucuri, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e do Jequitinhonha. Também estão sob risco de temporais o norte e noroeste do estado, além da região metropolitana de Belo Horizonte.

As chuvas intensas, acompanhadas de fortes ventos, também devem atingir, segundo o Inmet, o leste de Rondônia, parte de Tocantins, o Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. Além das precipitações entre 20 mm e 50 mm, com risco de alagamentos, essas partes do país estão sujeitas a ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora, que podem provocar queda de galhos na rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia.

Para o norte do Espírito Santo, as previsões do Inmet são de temporais ainda mais fortes. De acordo com o órgão, as chuvas podem provocar o transbordamento de rios, inundações e o deslizamento de encostas na região. As precipitações podem variar de 30 mm a 60 mm, nos locais menos atingidos, e chegar até 100 mm, nos pontos com maior incidência.

Na Bahia, de acordo com a Defesa Civil do estado, sete municípios já decretaram estado de emergência, sendo quatro na região metropolitana de Salvador e dois no Recôncavo Baiano. Ao todo, 17,3 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos