Ciclista italiano concorrente a medalha nos Jogos Rio 2016 sofre acidente

O italiano Adriano Malori, vice-campeão mundial de ciclismo de estrada, na prova contrarrelógio, sofreu sério acidente na semana passada, na Argentina, e sua participação nos Jogos Rio 2016 continua indefinida, devido às lesões sofridas.

Na sexta-feira passada (22), o atleta de 27 anos sofreu sério acidente durante a etapa da Volta de San Luis, na Argentina. Ele liderava a prova quando caiu. Outros ciclistas caíram na sequência, e Malori acabou sofrendo fratura na clavícula e politraumatismo cranioencefálico.

A gerente de ciclismo de estrada dos Jogos Rio 2016, Isabel Fernandes, diz que acidentes com quedas múltiplas acontecem com frequência nas provas da modalidade, e não é incomum um atleta retornar às competições pouco tempo após ter sofrido alguns tipos de traumatismo craniano. "Porém, como ainda temos poucas informações sobre o caso de Malori, não podemos dizer muito a respeito. O que podemos afirmar é que a presença do vice-campeão mundial nos Jogos Rio 2016 seria importante."

Antes da viagem à Argentina, o italiano esteve no Rio de Janeiro para fazer o reconhecimento do percurso da prova olímpica de ciclismo contrarrelógio. Entre seus possíveis rivais na briga por medalhas estão Vasil Kiryienka, da Bielorússia, que o superou no Mundial no ano passado em Richmond (EUA), e o francês Jerome Coppel, que ficou na terceira posição na prova.

Trajeto das provas

Entre os destaques do ciclismo de estrada estão as provas de resistência, caracterizadas por alta quilometragem. No Rio, os ciclistas terão que pedalar 256,4  km, na prova masculina, e 130,3 km, na feminina. O percurso passará por pontos turísticos da cidade, como Copacabana, Ipanema, São Conrado e Barra da Tijuca. A largada e chegada serão no Aterro do Flamengo. A prova também vai incluir trechos em paralelo (pedras) e subidas íngremes que chegam a 13% de inclinação. A prova de resistência masculina será no dia 6 de agosto, e a feminina, no dia seguinte.

A prova contrarrelógio individual também está com trajeto definido. O circuito terá distância de 29,8 km, com largada e chegada na Praça Tim Maia, na Praia do Pontal, Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da cidade. Os homens vão percorrer duas voltas, enquanto as mulheres percorrem uma volta. Ambas no dia 10 de agosto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos